Winetwork
  Newsletter n°2 - Janeiro 2017   

Está aberto o Repositório de Conhecimento!

Durante 18 meses, o Projecto Winetwork reuniu conhecimento sobre Doenças do Lenho da Videira (DL) e Flavescência Dourada (FD) por toda a Europa, e por vezes a nível mundial. Neste momento, esse conhecimento é disponibilizado numa ferramenta online, o repositório de conhecimento. Este repositório reúne vídeos, artigos técnicos, artigos científicos, fotografias e outros itens relativos a ambos os tópicos (FD e DL) tendo sido traduzidos em várias línguas, permitindo ao utilizador aceder à informação apenas através de um clique!

Mais de 100 artigos técnicos, 45 vídeos, 70 artigos científicos e mais informação sobre Flavescência Dourada e Doenças do Lenho da Videira estão disponíveis no repositório de conhecimento. Aceda agora e encontre os conteúdos na sua língua!
Esta ferramenta é também uma ferramenta participativa: tem informações sobre DL ou FD que gostaria de partilhar? Inscreva-se no site e crie novos itens para fazer parte da iniciativa Winetwork.

Resultados preliminares do Projecto Winetwork

As práticas mais populares na Europa para combater as DL e FD

Durante o Projecto Winetwork, foram conduzidas, por toda a Europa, 219 entrevistas (em sete países, 10 regiões vitivinícolas). O objectivo destas entrevistas foi o de recolher conhecimento sobre DL e FD, mas também identificar quais as práticas que são utilizadas pelos viticultores para limitar o impacto destas doenças.
As práticas mais utilizadas no combate às DL e FD, e também algumas práticas atípicas testadas em campo, foram reunidas nos seguintes documentos:

  • Práticas mais populares na UE contra as DL
  • Práticas mais populares na UE contra a FD

Conferência em Conegliano, Itália


O Auditório CIRVE da Universidade de Padova em Conegliano (Itália) acolheu - 9 de Novembro de 2016 - uma conferência internacional promovida pelo Projecto Winetwork sobre DL e FD. O evento contou com a presença de cerca de 130 participantes, entre os quais consultores, agrónomos, investigadores e vitivinicultores.
O programa da conferência foi composto por duas sessões, uma sobre DL e outra sobre FD. Foram apresentados resultados científicos, pelos elementos dos Grupos Científicos de Trabalho do Projecto e por investigadores italianos. Na sequência da informação recolhida pelos Agentes Facilitadores junto dos stakeholders locais, foram também apresentadas experiências práticas desenvolvidas pelo sector. O período de discussão foi muito participativo, fornecendo dicas interessantes para a Agenda de Investigação Futura do Projecto. As apresentações foram gravadas digitalmente e estarão em breve disponíveis no Repositório de Conhecimento.

Iniciativa francesa: plano de acção para combater o declínio das vinhas

O sector vitivinícola francês iniciou em 2016 um Plano de Acção Nacional para combater o declínio da videira. Este plano de ação não tem em consideração apenas as doenças do lenho, mas todas as doenças e fenómenos que conduzem à diminuição da produtividade da videira e / ou à sua morte prematura, súbita ou progressiva, relacionada com múltiplos factores biológicos ou ambientais e práticas agrícolas. O plano é impulsionado pelo sector vitivinícola, com o apoio do Estado francês e da Europa. Saber mais

Assista ao vídeo sobre a monitorização de larvas de Scaphoideus titanus na vinha

A monitorização da população de larvas de Scaphoideus titanus permite detectar quando os primeiros ovos começam a eclodir. As larvas podem ser observadas na Primavera, na página inferior das folhas da base da cepa. O número de larvas pode fornecer ao viticultor uma pista sobre o risco de contaminação da parcela.


Assista ao vídeo (em Inglês)

Hungria: situação actual da Flavescência Dourada

Desde Novembro, todo o território da montanha de Badacsony, que se encontra na parte noroeste do lago Balaton, está sob quarentena devido à detecção da Flavescência Dourada. Nos últimos 3 anos, a FD foi detectada em 8 dos 9 municípios Transdanubianos (primeira detecção em 2013). Nenhum município foi afectado a leste do Danúbio. Na região vitícola de Eger ainda não foi detectada a doença, mas as autoridades locais estão preocupadas com a sua propagação, devido ao elevado número de insectos vectores, Scaphoideus titanus, na região.

Mais informação 


Novos Agentes Facilitadores

Três novos Agentes Facilitadores foram contratados para as seguintes regiões: Tabitha Kellerer na Renânia-Palatinado (Alemanha), Céline Abidon na Alsácia (França) e Maria Jesus Fanjul na Galiza (Espanha).
O perfil dos Agentes Facilitadores e seus contactos podem ser encontrados aqui.

Focus goup EIP-AGRI em pragas e doenças na viticultura

No final de Outubro, o novo Focus Group (FG) EIP-AGRI sobre Pragas e Doenças na Viticultura, reuniu-se pela primeira vez no Porto, tendo visitado a Região Demarcada do Douro. O grupo é formado por 19 peritos, de diferentes regiões vitivinícolas europeias, que estão dispostos a partilhar as suas experiências para oferecer respostas à pergunta "como aumentar a resiliência das videiras para pragas e doenças e apoiar a produtividade do sector de forma sustentável?". A tarefa dos peritos será concluída no próximo ano. O desafio é combinar o conhecimento científico e experiência prática, de forma a contribuir para o desenvolvimento de uma viticultura europeia mais resiliente.

Para informações sobre o FG


Junte-se ao Winetwork

Se deseja receber informações em primeira-mão sobre DL e FD, crie uma conta no repositório de conhecimento, adicione conteúdos e participe na comunidade de stakeholders da rede do projecto.

 

European Union  
Winetwork financiado ao abrigo do programa de investigação e inovação da União Europeia 'Horizonte 2020', sob o acordo de subvenção nº 652601.